-
Arquitetos: 1-1 Architects
- Área: 92 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Aica, Final Market, KMEW, Maxray, SEKINO Group, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno deste proejto está localizado em Kariya Aichi, no Japão, região onde há muitas empresas relacionadas a fabricação de automóveis. A área ao redor do lote foi definida como semi-industrial, por isso, antigas fábricas e residências se misturam. Planejamos uma casa, portanto, que se adapta a uma cidade com grande variedade de escalas.
Pelo fato de estar rodeada por um grande estacionamento ao leste e sudoeste, o terreno presencia um grande fluxo de pessoas e veículos. Vale ressaltar que este estacionamento é propriedade de uma empresa e estima-se que grandes edifícios, como fábricas, serão construídos no futuro. Por essa razão, sentimos a sensação de risco e desconforto ao construir uma superfície específica como fachada principal. Nos pareceu mais apropriado enfrentar as escalas da cidade mista, em vez de se ajustar especificamente ao entorno imediato.
Primeiro, quatro paredes são dispostas no centro de modo a corresponder aos quatro limites, e a mesma fachada e planta quadrada são projetados. As paredes lalongadas são posicionadas como o material que conecta a grande escala ao redor e a escala de uma pequena casa. Além disso, organizando as quatro paredes em ângulo com a linha limite correspondente e compensando-as levemente, criamos uma margem para acomodar futuras mudanças no ambiente ao redor.
O espaço interior é disposto de forma que todos os ambientes estejam em contato com estas quatro paredes e o pátio ao centro. À medida que o sol se move, a luz entra pelas brechas entre elas e o pátio. O pátio ilumina o interior sem ser afetado pelo ambiente ao redor e conecta naturalmente os cômodos adjacentes.
O próprio volume demarca os seus limites frontais e posteriores, desta forma, há elevações marcantes ao longo da rua, mas, atrás delas, há um vazio. Cidades como essa são formadas pela maneira como as vias e casas vizinhas estão, porém, neste projeto, nós criamos uma pequena lacuna. Pensamos que, em uma cidade com escalas mistas, um estilo arquitetônico que não se mostra relutante em mudar, fomentará uma vida mais rica nesta região.